Designação:
Rua do Paço (VNT/ALC)
Tipo imóvel:
Sistema Viário\Urbano\Rua
Nº imóvel:
PAGUS.PT.IMO.000191
Descrição:
A Rua do Paço, localizada no núcleo urbano histórico de Alcáçovas, na primeira área de expansão a Sul do núcleo medieval primitivo, surge referida a primeira vez na documentação até ao momento conhecida no ano de 1674, numa descrição das "Casas grandes" da Família Henriques, donatários da vila de Alcáçovas desde o século XV, as quais confrontam com esta rua a nascente.
Porém, a sua origem é anterior. Nos inícios de seiscentos, designava-se Rua de D. Fernando, numa alusão clara ao donatário da vila, D. Fernando Henriques, que aí já possuía casas com quintal, este documentado em 1536. A alteração toponímica para Rua do Paço, ocorrida antes de 1674, muito provavelmente está relacionada com a construção na extremidade sul desta rua, em meados do século XVII, do Paço de D. Teotónio, Deão da Sé de Évora, mais tarde designado por Palácio Fragoso-Barahona, e não com a residência dos Henriques ou, muito menos, com um hipotético paço real, que afinal nunca existiu.
Espaço escolhido para residência não só dos Condes de Alcáçovas como por lavradores, na Rua do Paço também, já nos inícios do século XIX, vão viver e trabalhar os chocalheiros Manuel Velho (1792) e Luís Felizardo de Carvalho (1818).